Quem Somos

A Origem da Tresi

Em 1979, havia na Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S/A, uma diretoria especifica para estudar e desenvolver a implantação de fontes alternativas de energia no Brasil. Dentre essas alternativas estava o aproveitamento de biomassas como resíduos agrícolas, animais e industriais. Diante de mais uma crise de suprimento de petróleo no mundo, a opção pelo desenvolvimento do álcool como combustível automotivo ganha força. Surgem então no Brasil as alternativas tecnológicas para tratamento do vinhoto, resíduo altamente poluente gerado na produção do álcool. A partir daí, o tratamento microbiológico anaeróbio se estabelece como alternativa para o tratamento de efluentes industriais diversos que têm como fonte principal de poluição a matéria orgânica. É diante destas demandas que a Tresi, cuja diretora técnica já havia na época desenvolvido uma tese de mestrado neste assunto, surge.

No decorrer dos anos, com o avanço da necessidade do controle dos demais agentes poluidores como emissões para atmosfera e resíduos, a Tresi se especializa em atender seus clientes na gestão ambiental como um todo e não mais apenas na despoluição de efluentes líquidos. Hoje este é nosso principal serviço.

A Tresi Atual

A Tresi Ambiental assessora empresas há mais de 30 anos na busca de alternativas que permitam a compatibilização do desenvolvimento com a preservação ambiental.

Expertise

Gestão Ambiental em empresas com serviços específicos em gestão de recursos hídricos, gestão de resíduos,  legislação ambiental , capacitação de mão de obra  e demais demandas relacionadas a compatibilidade do desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.

Diferencial

Experiência de mais de 30 anos assessorando empresas na busca das melhores alternativas  para uma gestão sustentável de acordo com as necessidades do cliente (sem atrelamento a nenhum tipo de tecnologia específica).

Missão

Nossa missão é ajudar nossos clientes a desenvolver seus negócios de forma sustentável.
Compartilhar nosso conhecimento com os clientes é o nosso negócio

A Diretora da Tresi

Suely é o nome que meus pais decidiram me chamar após meu nascimento. Após 12 anos de estudos me disseram que eu tinha que escolher um assunto específico para estudar e virar uma “profissional”. Fui parar na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cinco anos depois me deram um papel que dizia Engenheira Química. Antes de receber este título eu já havia começado a trabalhar na Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S/A. Lá eu aprendi como obter energia a partir de fontes alternativas. Algumas destas fontes eram resíduos, por exemplo, resíduos agrícolas como casca de cacau, resíduos de milho e sorgo, resíduos animais e industriais. Aprendi também que a geração de energia em um país continental como o Brasil deveria ser descentralizada, que o álcool, os óleos vegetais e o biogás eram energias alternativas ao petróleo que naquela época já diziam que ia acabar. Gás natural era uma energia mais limpa. Isto foi em 1979!

Foram dezessete anos de estudo desde quando comecei até o final da graduação e eu achei que ainda precisava estudar mais. Voltei de novo para mesma universidade. Desta vez me deram um papel que dizia “Mestre em Ciências em Processos Bioquímicos com tese de mestrado em Tratamento de Resíduos com Produção de Energia”

Depois de tantos estudos em escolas públicas, precisava ganhar dinheiro para sobreviver e devolver a sociedade os conhecimentos que adquiri. Assim, em 1987 fui parar nas fábricas de alimentos – refrigerantes, sorvetes, leite, biscoitos, pães, sal, gelatinas, pudins, sucos, massa de macarrão e chocolates, dentre outros. O mundo maravilhoso da produção de alimentos! Eles com a função de produzir todas essas maravilhas que gostamos de consumir e eu com a obrigação de entender e descobrir como fazer com que os processos necessários à produção interferissem da menor forma possível no ambiente em que estamos inseridos. Desafio! Assim surgiu a Tresi Ambiental! E já se vão mais de 30 anos fazendo isto e eu ainda não cansei. Me apaixonei.

Hoje, como diretora da Tresi Ambiental, continuo na mesma jornada. Mais títulos, mais experiência e entendi que o que gosto mesmo é de lidar com pessoas e desta forma aproveito a experiência obtida no mundo operacional e me dedico também a treinamentos técnicos e palestras em empresas e escolas. Continuo empenhada na descoberta e aplicação da Compatibilização do Desenvolvimento com a Preservação Ambiental. O bom é que hoje tenho muitos parceiros trabalhando na mesma empreitada.