Notícias



Estado do Rio estuda implementação de Sistema de Controle de Resíduos da Construção Civil


A Cetesb foi convidada a apresentar o Sigor - Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos, em evento do setor de construção civil realizado nos dias 4 e 5 de março último, no Rio de Janeiro, uma iniciativa da Associação dos Aterros de Resíduos da Construção Civil do Estado.


O sistema foi apresentado aos representantes das secretarias de estado do Ambiente e do Desenvolvimento Econômico, Energia, Industria e Serviços do Rio de Janeiro, além de representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Abrelpe, SindusCon-RJ, Firjan, Assaerj, Anamma e Alerj. O Sigor é um sistema que já vem sendo aplicado no Estado de São Paulo, na gestão de resíduos sólidos da construção civil até a sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias.


A Resolução Conama 307/2002 que trata dos resíduos da construção civil passou por três alterações. A primeira, para inclusão do amianto como resíduo perigoso (Resolução 348/2004); na segunda foi alterada a classificação do gesso como resíduo reciclável (Resolução 431/2011). Na terceira, após a Política Nacional de Resíduos Sólidos exigir planos de gerenciamento de resíduos, a Resolução 448/2012 alterou o texto original estabelecendo as diretrizes para a elaboração e cumprimento do plano de gerenciamento de resíduos da construção civil, que devem ser realizados pelos poderes públicos (estados e municípios) e privado (grandes geradores). 


Fonte: Cetesb
Cetesb - Sigor

Publicado em 23/03/2015


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação