Notícias



Indústria cumpre o pacto setorial de simbologia de descarte em embalagens


O Pacto Setorial firmado em novembro de 2011 entre o Ministério do Meio Ambiente e a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem - alcançou a meta de harmonizar no Brasil a simbologia de Descarte Seletivo a ser disposta nas embalagens para orientar os consumidores sobre seu descarte para os programas de coleta seletiva.


Vigorando de 2012 a 2014, o Pacto Setorial que tinha como meta incluir a simbologia em cerca de 1.000 embalagens de produtos por ano, foi cumprido. "Essa referência normativa em vigor no Brasil conforme NBR 16182/2013 orienta o consumidor para o descarte das embalagens após o consumo dos produtos, conforme as normas da ABNT", ressaltou Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE.  "O papel do consumidor é separar as embalagens para que sejam encaminhadas para uma cooperativa que saberá o destino ideal e a revalorização de cada uma delas, levando em consideração a infraestrutura de reciclagem de cada região do Brasil ou alternativas de disposição até chegar a um aterro", explica a diretora executiva.


Iniciativa inédita dentre os países da América Latina, Luciana ainda ressalta que a simbologia do descarte seletivo utiliza o padrão gráfico ISO, com resolução para aplicação em qualquer tamanho de embalagem e como a imagem irá se destacar dos demais textos legais.  "O Brasil é o único país da América Latina a ter harmonizado a sua simbologia de orientação para o descarte seletivo das embalagens. E ela já está sendo empregada por grandes empresas ou mesmo de médio e pequeno porte nas embalagens de seus produtos. Esta harmonização favorece o processo de educação e conscientização da sociedade", completa.


Fonte: ABRE
ABRE - Pacto setorial embalagens

Publicado em 02/02/2015


webTexto é um sistema online da Calepino
Marcos Criação